--> REDE: Celebrando 6 anos de compromisso com a Economia Circular - Rede pela circularidade do plástico

REDE: Celebrando 6 anos de compromisso com a Economia Circular

Em abril deste ano, a Rede pela Circularidade do Plástico completou seu sexto ano de atuação, trazendo consigo uma trajetória de realizações significativas em prol da economia circular no Brasil. Fundada em 2018 e liderada pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), a Rede é um esforço conjunto que reúne mais de 70 organizações, representando todos os segmentos da cadeia do plástico, desde petroquímicas até varejistas, cooperativas e recicladores.

Inovação e compromisso ambiental

A REDE opera com base em cinco eixos de trabalho: design de embalagens, logística e infraestrutura, políticas públicas, comunicação e governança. Ao longo dos anos, a iniciativa tem entregue à sociedade uma série de projetos inovadores que têm impactado positivamente o cenário da reciclagem e da sustentabilidade no país.

Projetos em destaque

Um desses projetos é o RETORNA, uma ferramenta online gratuita que avalia a reciclabilidade de embalagens plásticas. O projeto oferece guias técnicos para padronizar a sucata plástica, o que aumenta a qualidade e facilita sua comercialização,  promovendo uma renda mais digna para os catadores. Desde sua concepção, o RETORNA já realizou mais de 500 análises, envolvendo 147 empresas e 321 usuários. Essa iniciativa tem sido fundamental para orientar as empresas na criação de embalagens mais sustentáveis e recicláveis.

Outro destaque é o Circularize, um projeto recentemente lançado que visa a fortalecer os laços comerciais entre cooperativas e recicladoras de plástico. O projeto oferece guias técnicos para otimizar a entrega de matéria-prima, padronizando a sucata de plástico para facilitar sua comercialização e promover uma renda mais digna para os catadores.

Além disso, o CirculaFlex tem sido fundamental na logística reversa de embalagens flexíveis pós-consumo, unindo cooperativas e recicladores para aumentar o volume reciclado desse tipo de resíduo.

Promovemos a sustentabilidade em comunidades locais

A Rede também tem fomentado a indústria de reciclagem por meio de projetos como o Recicla Praia Grande, Recicla Guarujá e Recicla Bertioga (lançamento em breve). Estes projetos, realizados em parceria com empresas membros e organizações locais, têm como objetivo incentivar a coleta seletiva, triagem e reciclagem de resíduos plásticos, resultando na recuperação de toneladas de material reciclável e promovendo cidades mais limpas e sustentáveis.

Neste momento de celebração, a REDE expressa sua gratidão a todos os envolvidos ao longo desses seis anos de jornada. O compromisso com a economia circular e a sustentabilidade continua mais forte do que nunca, e estamos ansiosos para continuar trabalhando juntos para um futuro mais sustentável e consciente.

Junte-se a nós e celebre o poder da economia circular!

Conteúdos relacionados

Artigo

Deink Brasil, empresa parceira da Rede, cria tecnologia inédita de reciclagem para embalagens flexíveis

acessar conteudo
Artigo

Recomendação de padronização mínima para uso de PCR PE e PP em embalagens de produtos para cuidados pessoais enxaguáveis (exceto produtos infantis) e produtos para limpeza

acessar conteudo
Artigo

CirculaFlex: Conectando os elos da reciclagem de embalagens flexíveis no Brasil

acessar conteudo

2026 - Rede pela circularidade do Plástico

Desenvolvido por Humann